A noite do dia 26 de setembro marcou um importante momento para o terceiro setor em Minas Gerais, e também no Brasil. Com a presença de diversas autoridades, organizações e agentes sociais, empresários e imprensa, aconteceu a abertura do 19ª edição do Enats - Encontro Nacional do Terceiro Setor, realizado no Centro de Convenções da CDL BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte).
Com o tema “A Força da Sociedade Civil Organizada na Garantia dos Direitos Fundamentais”, o evento deste ano destaca outro marco importante: a celebração dos 30 anos da FUNDAMIG (Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado), a primeira organização representativa de fundações registrada no país.
O hino nacional foi brilhantemente apresentado pelo flautista Victor Hugo, professor do Sistema Divina Providência.
Na abertura oficial do encontro, a presidente da FUNDAMIG, Solange Bottaro, ressaltou que:
a proposta da edição deste ano reflete um compromisso com a inovação e a tecnologia no terceiro setor, além do fortalecimento para garantir os direitos fundamentais.
Em comemoração aos 30 anos da FUNDAMIG, Bottaro também anunciou o lançamento de um G20 composto por 10 associações e 10 fundações, que atuarão de forma coletiva para promover um impacto colaborativo em diversos territórios. À frente da gestão deste novo grupo estarão Dolores Bertilla, Superintendente do Sistema Divina Providência, que coordenará as associações, e Tânia Mara Nogueira, vice-presidente da Fundação Pitágoras, que será responsável pelas fundações.
A cerimônia seguiu com a fala do presidente do CEBRAF, diretor da FUNDAMIG e idealizador do Enats, Dr. Tomáz de Aquino, que prestou homenagem a Cássio Eduardo Rosa Resende, promotor de justiça em Minas Gerais entre 1981 e 1991, um dos responsáveis por iniciar o movimento nacional do terceiro setor. Tomáz de Aquino também reverenciou o protagonismo feminino na liderança da FUNDAMIG.
Representando o presidente da CDL BH, Marcelo de Sousa e Silva, a diretora institucional da CDL, Raquel Ferreira, ressaltou a importância do terceiro setor para o avanço das áreas de cultura, social, meio ambiente e justiça social. Ferreira também destacou o compromisso da Câmara de Dirigentes Lojistas com o desenvolvimento social e econômico de Belo Horizonte.
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, foi representado pela promotora de Justiça, Tatiana Pereira. Após cumprimentar as autoridades presentes, ela destacou a relevância das mais de 800 mil OSCs presentes hoje no Brasil para suprir as lacunas deixadas pela administração pública, que compreende o primeiro setor. A promotora lembrou que apenas o trabalho conjunto entre governos, empresas e sociedade civil é capaz de promover um desenvolvimento integrado com a garantia dos direitos fundamentais.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, marcou presença no evento com uma mensagem de vídeo, na qual discursou sobre as iniciativas de desburocratização que seu governo vem realizando para fortalecer a parceria com o terceiro setor e, por consequência, o avanço do serviço público. O governador também parabenizou a organização do Enats.
Em mais um dos pontos altos da cerimônia de abertura, Neca Setubal, socióloga e presidente do Conselho de Administração da Fundação Tide Setubal, realizou a palestra "A Força da Sociedade Civil Organizada na Garantia dos Direitos Fundamentais".
Em sua apresentação, Setubal falou sobre o que considera as três grandes crises do século XXI: a crise ambiental e climática, as desigualdades sociais e a crise da democracia. A socióloga também tratou do papel do investimento social privado na garantia dos direitos fundamentais e compartilhou diversas frentes de atuação da Fundação Tide Setubal nesse contexto. Ao final da cerimônia de encerramento, os presentes foram convidados a participar do coquetel em comemoração aos 30 anos da FUNDAMIG.
Abertura do 19ª edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor | Foto: Camila Soares/MPMG
Confira mais fotos do primeiro dia do ENATS 2024, uma realização da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), confederada a CEBRAF (Confederação Brasileira de Fundações), correalizada junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS).
Contato para imprensa: Daisy Silva - daisy@daisysilva.com
Telefone de contato - 31 9882-6475 (WhatsApp)
Para mais informações, entre em contato com comunicacao@fundamig.org.br
Comments