top of page
Encontro Nacional do Terceiro Setor ENATS

Plataforma Conjunta apresenta Estudo sobre Oportunidades de Desenvolvimento Institucional para OSCs no ENATS 2024


O ENATS 2024 trouxe temas inovadores para o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), e uma das palestras mais aguardadas foi liderada por Camila Stefanelli, coordenadora executiva da Plataforma Conjunta, no dia 26 de setembro. Com mais de 15 anos de experiência no Terceiro Setor, Camila compartilhou insights estratégicos sobre como as OSCs podem maximizar suas capacidades organizacionais e ampliar seu impacto social.



Mulher, branca, cabelos loiros no ombro, vestido verde e sandália preta rasteira está palestrando no palco do ENATS.
Palco ENATS 2024 - Camila Stefanelli - Plataforma Conjunta. Foto: Camila Soares/MPMG


Ela apresentou o recente Estudo da Plataforma Conjunta*,  intitulado "Desenvolvimento Institucional de Organizações da Sociedade Civil: uma análise sobre oportunidades de jornadas formativas e ofertas de recursos financeiros", que se baseou em um mapeamento que identificou 232 iniciativas (agosto e dezembro de 2023). 


De acordo com o Estudo, as jornadas formativas são essenciais para fortalecer a base institucional das OSCs. Foram identificados cursos de variadas durações, desde formações técnicas até comunidades de aprendizagem e acelerações. Um ponto relevante é que mais de 75% dessas oportunidades são gratuitas, facilitando o acesso para organizações com recursos limitados.


Além disso, Stefanelli, destacou que o financiamento para desenvolvimento institucional é uma das maiores demandas das OSCs, especialmente quando se trata de recursos flexíveis. Ela apresentou dados que indicam que 53% das ofertas de recursos financeiros são parcialmente ou totalmente flexíveis, permitindo que as organizações escolham como aplicar os valores recebidos. Contudo, apontou que existe uma baixa renovação de apoio, o que pode dificultar o planejamento de longo prazo.


Um aspecto interessante foi o uso crescente de ferramentas como o WhatsApp para a entrega de conteúdos formativos, o que democratiza o acesso e reduz as barreiras locais e tecnológicas​. Apesar de a maioria das formações serem nacionais, ainda há um grande desafio em termos de equidade geográfica, já que poucas oportunidades contemplam políticas afirmativas para regiões menos favorecidas, como o Norte e o Nordeste do Brasil.



Mulher, branca, cabelos loiros no ombro, vestido verde, palestra no palco do ENATS.
Camila Stefanelli - Foto: Camila Soares/MPMG

Em suas considerações, ficou clara a necessidade de uma abordagem mais holística para o desenvolvimento institucional, que vá além das capacidades técnicas, abordando aspectos políticos e culturais das organizações. Com essa visão, o Terceiro Setor pode se preparar melhor para enfrentar os desafios atuais e maximizar seu impacto social.


“Não há uma consolidação das informações sobre oportunidades de apoio ao Desenvolvimento Institucional de OSCs no Brasil, e não aproveitar esse material seria um desperdício. Desvendar o cenário das atividades voltadas ao fomento do DI de OSCs e compartilhar os achados com todas as pessoas interessadas no tema é uma oportunidade para destacar lacunas, demandas e oportunidades, de modo a influenciar e fomentar positivamente novas iniciativas e formas de apoiar o desenvolvimento organizacional das OSCs".
Camila Stefanelli, coordenadora-executiva da Plataforma Conjunta. 


Acesse a publicação da Plataforma Conjunta.





*Sobre a Plataforma Conjunta


A “Plataforma Conjunta” é uma plataforma on-line que mapeia, organiza e promove a produção de conteúdos, experiências de jornadas formativas e oferta de recursos financeiros que tenham como foco o desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil no Brasil. Trata-se de uma iniciativa colaborativa focada em disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos financeiros que fortaleçam a missão social das OSCs, atualmente conta com o colaboração de 40 organizações do terceiro setor.  www.conjunta.org/ 




Comments


bottom of page